INFILTRAÇÃO COM TOXINA BOTULÍNICA

  • Em pacientes após um AVC (derrame)

Após um quadro de AVC, os pacientes podem apresentar dificuldade para se movimentar. Esta complicação no membro superior pode ser para esticar o cotovelo, mexer o punho ou abrir a mão, e ser tão grande a ponto de dificultar a higiene pessoal e provocar dor e deformidades. No membro inferior, a queixa está relacionada ao equilíbrio, marcha, a ficar sentado ou em pé; o indivíduo pode ficar com o joelho esticado e pisando na ponta do pé. Estas pessoas, quando avaliadas precocemente por um profissional de saúde (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros), podem ser encaminhadas para aplicação de toxina botulínica. A toxina levara ao relaxamento dos músculos, o que ajudara nas sessões de fisioterapia, a caminhar, a ter sua higiene adequada. É importante saber que a medicação não faz recuperar o movimento, mas ela ajuda a relaxar o músculo para que a pessoa possa ser tratada.

  • Torcicolos e distonia

Os movimentos involuntários de cabeça e pescoço ocasionam grande sofrimento psicológico e físico aos indivíduos acometidos. Os movimentos podem ser muito dolorosos por si só ou gerar outras complicações que levam a dor. Uma vez investigados, podem ser tratados com a injeção da toxina botulínica nos músculos afetados. A medicação leva a diminuição ou até mesmo interrupção dos movimentos por um período, promovendo grande alivio.

  • Neuralgia do trigêmeo e neuralgia pôs herpética

Como já explicado anteriormente, a toxina botulínica diminui a atividade dos nervos. Portanto, em doenças que acometem estas estruturas pode haver uma melhora do quadro clínico. Nestes casos a medicação é injetada na pele da região da dor e não nos músculos.

  • Dor de cabeça

Em virtude do stress diário, da falta de atividade física e postura inadequada, dentre outros fatores, é comum as pessoas terem dor de cabeça. Alguns tipos de dor de cabeça crônica podem ter uma ótima resposta à injeção da toxina botulínica. Ocorre um relaxamento dos músculos e a ação central da toxina botulínica, promovendo melhora da qualidade de vida e diminuição do consumo de medicamentos. É importante salientar que o uso da toxina deve ser acompanhado por atividades como fisioterapia, massoterapia e técnicas de relaxamento, bem como exercícios, para eliminar as causas musculares da dor.

  • Bruxismo – o ato de ranger os dentes e dores em articulação temporomandibular (ATM)

Existem pessoas que queixam de dor na região da ‘mandíbula’ (ATM). Alguns destes casos podem estar relacionados ao ato de ranger os dentes ou ainda à contração insistente dos músculos da mastigação. Este fato pode estar associado a stress e causar muitas dores na região além do desgaste dos dentes. A injeção da toxina botulínica nos músculos da mastigação (principalmente, o masseter e o temporal) pode levar a um importante alívio da dor.

  • Dores musculares

A toxina botulínica pode ser usada no tratamento da SÍNDROME MIOFASCIAL. A medicação pode ser injetada nos chamados pontos gatilho, promovendo relaxamento das bandas tensas e alivio da dor.