
DOR MUSCULAR
MIOFASCIAL
Quem nunca acordou com aquela dor no pescoço por ter “dormido de mau jeito”? As dores musculares acontecem quando temos um esforço demasiado, um posicionamento inadequado (ex estiramento), e por outras diversas razões.
Quando a dor se prolonga, podemos ter o que chamamos de síndrome miofascial. É uma condição que diminui a capacidade motora e reduz a amplitude dos movimentos. O ponto de gatilho é o local do músculo que desencadeia essa dor. Ele pode se desenvolver após uma lesão de fibras musculares. Portanto, a síndrome miofascial pode ser causada por um trauma, micro-trauma, postura inadequada e estresse emocional. Os pontos mais comuns para o aparecimento da dor são a região lombar, pescoço, mandíbula e ombros.
A síndrome miofascial também pode acontecer associada a diversas doenças crônicas como fibromialgia e doenças reumáticas.
O tratamento da síndrome miofascial é individualizado e consiste em analgésicos simples, antiinflamatórios, relaxantes musculares, suporte psicológico, fisioterapia com reeducação postural e acupuntura.
Os tratamentos intervencionistas com bloqueios anestésicos e de pontos gatilho também são possíveis com indicações específicas.